quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Escolhendo sua primeira DSLR

Começo esse post avisando que não sou profissional em entendimento de câmeras, estou longe disso. Mas eu tive bastante dúvidas ao escolher a minha que comprei recentemente (e ainda não está comigo) e tenho certeza que muitos devem ter essa dúvida também. Com qual câmera eu começo? Qual a melhor dslr de entrada? Qual a mais barata? 

Primeiro vamos esclarecer as diferenças entre uma DSLR e uma compacta. DSLR é a sigla para Digital Single Lens Reflex. 

 De acordo com o tecmundo: “Apesar de o princípio ser o mesmo (a luz precisa atravessar as lentes, o diafragma e o obturador para chegar ao sensor), os caminhos são bem diferentes. Enquanto em uma, todo o processo é analógico, na outra a maior parte é digital. (...) A principal diferença entre uma máquina digital compacta para uma profissional é a natureza analógica que é preservada pelas DSLR. (...) Quando você olha pelo visor analógico de uma Reflex, o que você vê é exatamente aquilo que a luz está enxergando, refletido por espelhos e um pentaprisma. Essa imagem ainda não passou pelo sensor, portanto ela é totalmente analógica.” 
Agora que já sabemos a diferença, como podemos escolher a melhor DSLR pra nós? 
Quando fui escolher a minha, o que priorizei em primeiro momento foi o preço. É difícil não priorizá-lo, pelo menos para mim, uma vez que eu teria que pagá-la com meu dinheiro. Quando o fator principal é a qualidade e o preço não importa, fica tudo mais fácil, mas acho que para poucos o caso será esse. 
Li muitas informações sobre os modelos que eu estava procurando, até que cheguei num ponto de dúvida: T3 da Canon ou D3100 da Nikon? Eis a questão. 
Pra escolher, acabei achando uma comparação entre as duas na internet. Não é difícil achar uma comparação quando as câmeras são “equivalentes”, com preços parecidos e de marcas que concorrem o tempo todo
Quando você se perguntar qual marca é melhor (Nikon vs Canon), lembre-se que uma câmera de 500 dólares da Canon não é equivalente a uma de 2000 dólares da Nikon. Faça comparativos com câmeras com um padrão parecido, incluindo preço e informações técnicas. Eu acredito que, como ambas as marcas tem muitos modelos, nenhuma é melhor que a outra - mas existem modelos de Nikon que foram mais bem sucedidos do que modelos equivalentes da Canon, e vice-versa. Se você se identifica mais com a Nikon do que Canon, vá em frente e se joga na Nikon - e se sua preferência for por Canon, faça o mesmo! Sei que muitos preferem uma determinada marca por "N" motivos, e isso vai do gosto pessoal. Eu não tenho uma preferência por enquanto, já usei uma Canon 60D (do meu irmão) e me dei bem com ela, mas acabei optando por comprar uma Nikon que agora terei a oportunidade de testar. 

E se você quer sair do padrão Nikon ou Canon, te garanto que há outras marcas no mercado com câmeras boas. Uma boa proposta para escolher seu modelo é dar uma olhadinha no flickr.com ou no 500px.com e pesquisar a câmera lá. Você vai poder ver fotos que foram usadas essas câmeras e lentes que você está a analisar. Se você ainda não sabe nada sobre fotografia e quer começar, não fique presa a isso de "qual a melhor câmera para iniciantes?", porque qualquer câmera é boa para começar! Desde uma compacta comum até uma top de linha. Se você quer aprender a configurar a câmera manualmente, vá de DSLR e escolha o modelo que mais se encaixar nos seus padrões. Fotografia é estudo, e não equipamento. 

Bem, listei abaixo algumas câmeras com preço abaixo de 700 dólares. Aconselho que se você se interessar por alguma, pesquise informações técnicas e tudo mais que falei nesse post. 

Todos os preços são de acordo com o site http://www.bhphotovideo.com e os valores estão em dólar.




Espero que esse post ajude alguém de alguma maneira, sei que ficou extenso mas tentei detalhar o que me ajudou a escolher, porque sei que muitos tem a mesma dúvida que eu. Se quiserem ver mais posts desse tipo aqui no blog, deixa um comentário pra gente, isso ajuda bastante na hora de criar conteúdo novo. 



Comentários no Facebook
2 Comentários no Blogger

2 comentários:

  1. estou em busca de uma DSLR também!
    Acho que tem que pesquisar bastante, em sites como dpreview (que faz comparações), camera vesus camera... e não dá pra ignorar o fator preço né!
    Gostei do post, já ajuda quem não sabe o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o preço é super importante, mas quem tem $$$$$$ sobrando, pode investir né? Eu não tenho, então o que me restou foi pesquisar feito louca! KKK
      Que bom que gostou, volte sempre!

      Excluir