sexta-feira, 25 de outubro de 2013

DIY: BOKEH com papel laminado


Hoje vou ensinar a vocês a fazer um efeito BOKEH mais legal usando algo muito baratinho! Normalmente nessa época, com o fim de ano (natal e afins) chegando, vemos muito nos tumblrs da vida aquelas fotos com luzinhas no fundo, que formam bolinhas pois estão desfocadas. Isso é BOKEH! Mas como eu não tenho essas luzinhas em casa, resolvi improvisar e pensei em algo que deu super certo!
Como o papel alumínio reflete bastante luz, imaginei que se amassando ele eu poderia ter um efeito bokeh bem lindo quando desfocasse na câmera! 

Vamos ao passo-a-passo?
É bem simples: Você só precisa de papel laminado! 

Basta pegar seu papel laminado que pode ser de cozinha (os coloridos comprei em uma papelaria e paguei apenas 80 centavos em cada folha, e a folha é bem grandinha!) e amassá-lo sem dó! No começo fiquei super com dó de amassar, mas não se esqueça que é barato e o efeito é bem legal.

Depois, coloque seu papel que agora está todo amassado reto de frente pra uma fonte de luz. Se quiser um suporte mais firme, cole ele em um pedaço de papelão. Eu optei por prendê-lo na parede com fita adesiva. Na maioria das fotos usei a luz da janela ou da porta, mas não saí la fora porque achei que os resultados com o papel diretamente no sol ficaram muito estourados e difíceis de regular por eu querer usar na abertura máxima da minha lente. 

Depois é só colocar o objeto que quer fotografar na frente do seu papel, com uma distância legal entre os dois.


Lente usada: 50mm

Lente usada: 18-55mm

"Mas, Tati, eu não tenho uma DSLR =("
Calma! Respira! Pega sua compacta e vem ler de novo. Se ela tiver um bom zoom, coloca ela na opção da florzinha/macro. Se você me acompanha há algum tempo, sabe que só recentemente que comprei uma DSLR, e que antes usava uma superzoom. Eu testei a técnica com ela só pra mostrar pra vocês e ta aí o resultado:





As bolinhas ficam menores (e a qualidade também, to chorosa) mas dá pra quebrar um super galho e se você não tem uma câmera melhor nem dinheiro pra adquirir uma agora, esse efeito vai dar um charme bem legal pra suas resenhas de produtos no seu blog, caso você for blogueira ;)

E agora, algo que muitas já devem saber, mas com um tutorial de bokeh assim eu não poderia deixar de fazer isso:
Bokeh em forma de coração (ou do que você quiser!!)

Passo-a-passo bem rápido e sem muita enrolação:




Você só precisa de: Papel grosso ou preto (esquece o sulfite! haha) - eu usei um EVA velho que estava aqui em casa. Tesoura para recortar o seu papel, um elástico, a tampinha da sua lente e uma caneta!


Agora basta circular em volta da sua tampinha, fazer umas abas que vão servir pra segurar na lente com o elástico e desenhar o que você quer!

Ps: Ele não deve ficar largo assim! É que o molde que eu fiz era para a lente que estava na câmera, então usei essa outra apenas para demonstrar!



E é isso aí amigos! Espero que tenha ajudado alguém e que vocês tenham gostado! (E se gostaram, por favorzinho deixa um comentário pra me incentivar a criar mais posts como esse - porque dá um trabalho enorme)

A page do facebook chegou aos 200 likes e domingo eu vou disponibilizar o especial, não se preocupem. 

E não deixe de nos seguir em nossas redes sociais:
    



Comentários no Facebook
20 Comentários no Blogger

20 comentários:

  1. Perfeito! Adorei, você como sempre ensinando coisas maravilhosas para nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sempre uma linda, né? Muito obrigada!

      Excluir
  2. Lindo, amei muito!! Vou tentar fazer com a macro da minha câmera! Continuem com o bom trabalho que o blog tá demais.

    ResponderExcluir
  3. Amei o tutorial flor, vou tentar fazer aqui!
    Adorei seu cantinho, queria te convidar tambem para conhecer o meu e se possivel seguir e comentar!
    Muito sucesso, você merece!
    Blog: http://raisaoliveira.blogspot.com.br/
    Fanpage: http://www.facebook.com/blograisaoliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Raisa! Obrigada, fico muito feliz.
      Claro que vou dar uma passadinha no seu!

      Excluir
  4. Olá, sei que é horrível ficar pedindo algo.. Mas você é blogueira é sabe muito bem como essas coisas são né? devemos dar o nosso melhor e fazer cada coisa com todos amor te carinho! Mesmo fazendo essas coisas sempre ocorre a fase da divulgação na vida de uma blogueira, fazer o blog ser conhecido, comentádo.. Em fim, ter bastantes acessou ou até mesmo inscritos no canal. Pois é, eu estou nessa fase e por isso estou aqui pedindo para que você venha me ajudar a chegar na minha meta de 500 inscritos no meu canal. Tenho certeza que esse texto ou melhor, nem um texto de 100 linhas expressaria meu amor por seu vlogueira/blogueira. E por isso estou contando com sua ajuda para poder crescer :) Por favor se inscreve lá no meu canal? beijos e sucesso pra você flor rs.. http://www.youtube.com/user/Arianeoliveira3/videos

    ResponderExcluir
  5. Amei Tati!!!! Amo teu blog, tuas fotos, tudo hahahah Você tem muito talento!

    ResponderExcluir
  6. Muito bem explicado, custei a fazer por não dominar minha câmera ainda mas deus certinho!! Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto essa técnica de cobrir a lente com um papel com o furo da forma desejada mas essa ideia do papel alumínio também fica bem legal! Bonito e diferente
    Tentarei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa como eu amei isso, você é muito boa, ta de parabéns. Um beijão e sucesso ♥♥♥

    http://iintheclouds.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. aaaaaaa, vou tentar hoje!
    adorei!!!

    ResponderExcluir