domingo, 24 de novembro de 2013

PHOTOSHOP: Guia do Iniciante #1


Como foi me sugerido no post anterior, resolvi fazer um "Guia para iniciantes no Photoshop". Farei posts com tutoriais com uma boa frequência e vocês podem deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários, na fanpage ou no "entre em contato"!

Para um primeiro post, irei mostrar como alterar o tamanho a imagem sem distorcê-la, aplicar actions e escrever na imagem! 

Vamos ao tutorial...


Para começar, se você ainda não tem o programa instalado, tenho esse link do cs5 portable para sugerir. Peguei ele em uma antiga comunidade no orkut (faz tempo, hein?) e ele é meu xodó porque não pesa no computador, não precisa de instalação nem nada! É só extrair o conteúdo e abrir o programa.

Com o programa baixado, você precisa escolher e abrir a foto que quer editar. O processo é muito simples!
É só clicar em “Arquivo” e em seguida em “Abrir”. 


Feito isso, abrirá uma janela onde você só precisa achar a pasta onde está sua foto, selecioná-la e clicar no botão “abrir”! Em seguida, selecione sua foto na pasta e clique em “abrir” novamente!






Pronto, sua foto está aberta e pronta para editar.

Agora vamos aprender a modificar o tamanho da nossa foto para que fique mais leve pra colocar usar na web e a aplicar actions (que são muito úteis pra quem não tem prática nas ferramentas de ajustes!).
Para isso, vá em “Imagem” e clique em “Tamanho da Imagem”.



Uma caixa com opções irá abrir. 

Digite no primeiro campo a largura da sua imagem. A altura vai se modificar sozinha se todas as opções destacadas no print estiverem selecionadas, para que a imagem fique proporcional ao tamanho original e não se distorça. Mais para frente iremos aprender como recortar uma foto com valores diferentes sem distorcer a foto! 


Normalmente, uso minha larguram em 1200px para fotos na horizontal e 800px para fotos na vertical. Como a foto que estou usando hoje está deitada, vou colocar a sua largura em 1200px! Note que, ao digitar 1200px a altura se altera automaticamente para 800px! Deixando assim a minha imagem proporcional e no tamanho 1200x800px.

É válido lembrar que, esse tamanho é proporcional com o original da minha câmera. Câmeras diferentes podem variar em seu tamanho em pixels, então não se preocupe se seus valores forem outros, desde que sejam proporcionais ao tamanho original da sua imagem para que a foto não se distorça e fique feia. 

Ao clicar em “Ok” minha imagem ficou desse jeito:



Como ela está muito pequena na tela do photoshop para que eu trabalhe com ela, vou usar a ferramenta de “Lupa” para ajustar. 


Ao clicar na lupa, essas opções vão aparecer na sua tela. Eu vou escolher a opção “Ajustar Tela” que para mim deixa a imagem em um bom tamanho para trabalhar. Você pode optar por usá-la no tamanho original, preencher a tela ou qualquer outra opção de sua preferência.


 Agora que minha imagem está em um tamanho legal para trabalhar, vou aplicar uma “Action”, uma série de efeitos em um pequeno arquivo pra dar algum efeito na minha imagem.


Para isso, vá em “Janela” e clique em “Ações”. Se, antes de clicar, a setinha já estiver na opção “Ações”, significa que sua janela de actions já está aberta, então procure ela, normalmente está do lado direito da tela.





Com a minha aba de actions aberta, vou carregar o arquivo que eu quero. Fazendo o processo do print abaixo, vai aparecer uma janela para escolher sua pasta assim como apareceu quando abrimos nossa imagem. É só ir na pasta que está salvo sem arquivo em .atn (o formato das actions) e clicar em carregar!



Agora minha action está aberta na minha janela, e eu só preciso aplicá-la!
Como nesse conjunto tem várias ações, eu escolho uma das opções na listinha e clico na setinha de execução e minha action será aplicada!

Minha foto está com um efeito que me agrada, mas quero colocar o nome do blog nela.
Para isso, vou na ferramenta “Texto” e com o mouse abro um retângulo qualquer na foto.


Agora, dentro desse retângulo é a onde estará meu texto assim que eu digitar. Digitei o endereço do blog, “amoreja.com”. Não me preocupei com a posição do retângulo porque posso colocá-lo a onde eu quiser! 

Com meu texto selecionado, posso mudar a cor clicando na caixa de cor que está em cima e escolhendo a cor que eu quiser. Optei por branco! 



Para movê-lo, vou na opção de setinha nas minhas ferramentas e com o mouse arrasto o meu texto.
Escolhi colocar ele no fim da foto, do lado esquerdo.





Mas eu não quero que a cor fique tão forte, quero dar uma certa transparência para ela. Então, vou em “Janela” e seleciono “Camadas” (caso já não estejam abertas).

Tem duas formas de deixar o texto mais transparente. A primeira é alterando a opacidade dessa forma:
Mude os valores de 100% para um menor. Escolhi 40%:

 Meu texto ficou dessa forma:


A segunda forma, é só ir nas opções da camada, a onde provavelmente está escrito “Normal” ao lado da opacidade. Você pode brincar com as opções e obter efeitos bem diferentes para o seu texto. Normalmente uso “Sobrepor” ou “Luz Indireta”. No caso, vou usar a opção “Luz Indireta”.


 Mesmo escolhendo mudar as opções da camada, posso diminuir a opacidade, isso depende do seu gosto. Eu optei por deixar em 100% mesmo! E meu texto ficou dessa forma:



Agora vou mesclar minhas camadas para poder salvar a imagem. Verifique se suas camadas se transformaram em uma única:


Então, é só ir em “Arquivo” e “Salvar Como”. Agora é só escolher a pasta, o nome e o formato da sua imagem. Clique em “Salvar” e pronto!






Dica: Para imagens com texto, banners e afins, opte por salvar em PNG para conservar mais qualidade!

E o resultado:

Ufa! Me perdoem por um tutorial tão enorme. Quis detalhar ao máximo, o intuito é ajudar realmente iniciantes! Aos poucos os tutoriais aqui ficarão mais elaborados, para que vocês possam progredir comigo. 

Nesse (link) post eu disponibilizei algumas actions. Como estamos quase nas 400 curtidas na fanpage, logo um novo especial será disponibilizado e se quiserem posso colocar mais actions nele! Então, se você quer mais materiais para Photoshop aqui no blog, não se esqueça de curtir


Comentários no Facebook
25 Comentários no Blogger

25 comentários:

  1. Amei o post, ta de parabens Tati <3
    Posso te fazer uma perguntinha? Quando a gente baixar a Actions precisa fazer mais alguma coisa ou é só jogar no PS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o arquivo estiver em .zip .rar (compactado) precisa extrair! Mas apenas isso, Bia!
      E que bom que gostou!

      Excluir
  2. quero essas actions, socorrooo! parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Só que estou com um problema no CS5, ele instalou normal, mas na hora de abrir a foto ele dá problema e eu preciso fechar. E eu já tentei com umas três fotos e nada.. Pode me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você baixou o do nosso link? Se sim, tentou abrir como administrador também?

      Excluir
    2. Clica com o botão direito no PS e clique em "executar como administrador"

      Excluir
  4. Ficou muito bom o tutorial, super bem explicado e super detalhado!! Ótimo para iniciantes. Parabéns pelo blog, bjsss!

    ResponderExcluir
  5. Adorei. É sempre bom aprimorar e dar um "up" em nossas fotos!



    http://escritoraentre4paredes.blogspot.com.br/
    beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei o blog,Tati eu amo o cs5 porem não consigo usar mais pq ele fecha o tempo todo,ja aconteceu isso com vc?
    modamonster33.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já aconteceu comigo sim, resolvi o problema abrindo ele como administrador! Caso não dê, tente instalar outra vez. Você baixou o do nosso link?

      Excluir
  7. O meu acho que não tem mais jeito,ja instalei de novo e abri como adm.mas nada resolve,ai eu instalei o cs6 mais odiei kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que eu queria o cs6, mas no meu computador não quis baixar!!

      Excluir
  8. Você explica direitinho hein?! Quando amor e carinho! Eu vou tentar baixar, agora com meu note novo as coisas estão mudando na vida, antes era só stress por não poder usar nada hahah Obrigada pelas dicas, to ansiosa pelas proximas!
    Beijãaao
    bringmeblush.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, favoritei a página e até resolvi voltar a dar uma chance pro Photoshop (que nunca consegui usar) Obrigada lindinha! Adorei *-*
    http://blogwishoh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. ai ja tentei abaixar ate pelo site do photoshop e não consegui =[
    n~çao aparece

    ResponderExcluir
  11. agora consegui no link que vc posto no blog

    ResponderExcluir
  12. Simplesmente amei esse tutorial. Isso que eu chamo de útil.
    Vou tentar com certeza.
    http://nuvensdecrepom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tati tô adorando a série de posts de ajuda com o Photoshop, já sei um pouco e é sempre bom aprender mais? Só uma dica, acho legal você colocar no post os atalhos pra alguma ação, por exemplo, atalho pra mesclar camadas = ctrl + shift + e, entende? Porque por atalhos eu acho mais fácil, heuheuheuehuehueu. E olha, a fan page já tá com mais do 400 curtidas, quero especial! ehuehueehheueh bjs! ♥

    ResponderExcluir