segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Sobre lentes: 18-55mm e 50mm



Quando eu estava escolhendo meu equipamento fotográfico, antes de comprá-lo, eu tinha em mente o que eu queria fotografar e os resultados que eu queria obter.
Eu já pesquisava sobre isso há anos, desde que comecei a me limitar com a minha câmera superzoom antiga. Mas, eu ainda não tinha dinheiro para investir em uma nova, então pesquisei por um tempo (muito tempo, sonhava muito com minha câmera nova!) e descobri que eu queria uma lente fixa pra poder fotografar em ambientes mais escuros sem usar flash e poder ter aquele efeito bokeh maravilhoso. Sei que não sou a única apaixonada por um desfoquezinho amigo nas fotos, acho lindo e nunca vou negar isso. 
Bem, surgiu a oportunidade de eu comprar uma câmera nova (finalmente!!) e escolhi a Nikon D3100 por ser o corpo mais barato que encontrei, assim eu poderia comprar já e ainda ter a 50mm, que no final foi um presente do meu irmão (descobri que a 50mm da Nikon D3100 deveria ser a versão G com motor de foco, e é beeeeeeem mais cara que a da Canon, mas não me arrependo nenhum pouco por ter escolhido ela).

Tá, aí eu fiquei com o seguinte equipamento:
Uma Nikon D3100
Uma lente 18-55mm  f/3.5-5.6 (a padrãozinha do kit)
Uma lente 50mm f/1.8G

Muita gente me pergunta qual lente eu uso, se devem comprar a 50mm, qual a diferença dela entre a 18-55mm e é aqui que vou explicar os prós e contras dessa minha xodózinha (e sim, ela tem contras!).

Comparando as duas lentes com as mesmas configurações em suas aberturas mínimas:

Ambas as fotos foram tiradas com as mesmas configurações de câmera (iso e velocidade) com abertura de 5.6 na primeira foto e 1.8 na segunda, as aberturas máximas das lentes em 55mm e 50mm. Quanto maior a abertura, mais luz entra pela lente e mais clara sua foto vai ficar. Como essas fotos foram tiradas em luz artificial, a 50mm permitiu aproveitar mais essa luz. Essas fotos não estão com efeito algum e foram fotografadas em JPEG.

Agora, testei o quão perto eu conseguiria chegar do objeto com cada uma das lentes. Nisso, a 18-55 ganha de lavada! Para conseguir focar com a 50mm, você deve estar há uma distância do objeto, e o máximo que consegui ficar próxima foi nessa foto:
As próximas fotos foram editadas no lightroom, apenas adicionando presets VSCO FILM, o que não altera a foto em si, mas somente suas cores, brilho e contraste!


Já utilizando a 18-55mm, consegui chegar bem mais próximo e ainda assim obter o foco:


Também consegui essas fotos com ela, bem de pertinho:





E, outro pró da querida 18-55mm é que, em 18mm posso pegar uma parte bem maior do ambiente, enquanto na 50mm eu não conseguiria em um ambiente fechado, apenas se eu tivesse um grande espaço para me afastar do que quero fotografar. 
Veja abaixo:
Com a 18-55mm em 18mm

Com a 50mm:
E, para terminar, uma segunda comparação entre as duas, fotografando em luz natural:

As fotos abaixo não passaram por nenhum tipo de edição, e foram fotografadas em RAW.
 Com a 50mm:

Com a 18-55mm em 55mm:

Moral da história: A 50mm tem suas vantagens (grande abertura que a transforma em uma lente bem clara e proporciona esse desfoque lindo) e seus contras (limitada por ser uma lente fixa e não se aproxima tanto do objeto). 

Há lentes que possuem vantagens de ambas as citadas, que são lentes claras mas que não são fixas, como a 20-70mm f/2.8 e muitas outras. Na hora de escolher seu equipamento, não se esqueça de pensar no que você precisa, no que você quer fotografar. E antes de criticar uma lente ou uma câmera, pense se você não está fazendo o mal uso. Porque o equipamento, como eu disse nesse post, é só a sua ferramenta e você deve utilizá-lo da melhor forma. Uma foto bonita não é composta pela câmera ou lente, e sim pela forma que isso foi usado. 

Se você quer uma grande abertura, uma lente fixa é uma ótima opção. Mas se você prefere fotografar paisagens, pense em comprar antes uma câmera com a lente do kit. Eu nunca optaria por usar somente uma 50mm, pois sei de suas limitações, mas ela é a lente que mais uso no dia-a-dia. E se você já tem uma câmera com a lente do kit, te dei mais vários motivos para investir em uma 50mm, ela é uma ótima lente e tem um custo baixo pelo que proporciona.

Sempre cuide do seu equipamento e o utilize da melhor forma possível. Ele não vai valer de nada se você não conhecê-lo e usá-lo com sabedoria!

Comentários no Facebook
20 Comentários no Blogger

20 comentários:

  1. Alguém que me entende ♥♥♥
    Tenho uma Nikon D7000, também sou apaixonada nela. Realmente, existe toda uma magia por trás da lente 50mm, mas por ser fixa ela é bem limitada mesmo. Na maioria das vezes acho mais satisfatória os efeitos da minha lente 18-105mm, que consegue um bokeh equilibrado e bonito. Além disso, a 50mm exige muito o olhar do fotógrafo, já que é preciso controlar a forma como o objeto é exposto porque a abertura pode deixar a foto muito clara! Amei o post flor! ♥

    Beijos!
    Antes de Sonhar | Fanpage | Instagram: @antesdesonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ê, fico feliz que tenha gostado. Eu sou apaixonada pela 50mm apesar de suas limitações. Já me acostumei por ela ser fixa!

      Excluir
  2. Adorei o post, dá pra ver direitinho a diferença!
    Ainda tenho algumas dúvidas, mas dai tenho que parar pra ler bastante sobre... Quem sabe mais pra frente, quando pensar em comprar uma câmera profissional hihi

    Parabéns pelo blog,
    beijinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser, pode deixar sua dúvida aqui e eu tento esclarecer :D

      Excluir
  3. gostei muito ! inclusive em questão de preço.. programando compras já !
    obrigada <3

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo post, ja pesquisei muito muito sobre fotografia e nunca tinha visto uma comparação tao completa e bem ilustrada quanto essa haha acho que forçar a fotografar com uma lente limitada como a 50mm pode fazer a gente evoluir como fotógrafo, aprender na marra a controlar a exposição, mas é bom ter a versatilidade de uma lente zoom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado e que tenha ajudado um pouco. Eu já me acostumei com essa limitação das fixas, mas tem fotos que não dá pra fazer com elas, então é válido usar a 18-55 também!

      Excluir
  5. To te invejando
    http://dedodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post. Você fez ou faz algum curso de fotografia ou é dom mesmo? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 Digamos que é "dom" porque ainda não tive a oportunidade de fazer algum curso! Mas pretendo.

      Excluir
  7. Ótima resenha, adorei! Sou louca por uma câmera como essa e tbm pelas lentes 50mm, estou pensando em uma Canon t5i ou Nikon 5200, quem sabe um dia! kkkk

    Adorei o blog, beijos.
    www.estilizada.com

    ResponderExcluir
  8. PARA TUDO! é nesse blog que vou colocar para aprender mais sobre fotografia. Eu gostei bastante da resenha, ainda não entendo sobre lentes, por isso achei super valioso esse post.

    Beijos.

    www.antenantenada.com

    ResponderExcluir
  9. Dá vontade de comprar as duass!
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir